sábado, 17 de agosto de 2013

GUIA DO TORNEIO APERTURA 2013.


Mercado de transferências se fechou e o Apertura já tem início neste final de semana. Para saber mais sobre o time e sua preparação para o torneio foi feito uma espécie de guia para uma melhor análise.

Club Atlético Cerro - Treinador: Danilo Baltierra. Estádio: Luis Tróccoli.
Posição no Clausura 2013: 12º.

A campanha do Cerro foi abaixo do esperado na temporada passada. Alcançou um fraco 12º lugar no Clausura e, para mudar essa situação, renovou seu plantel por inteiro. Foi a equipe que mais contratou e dispensou nesse período de transferências. Foram 16 novos atletas incorporados ao time enquanto 13 deram adeus aos albicelestes residentes no Tróccoli. Para se destacar tem os retornos de Daniel Leites e Gustavo Varela, além do reforço de Héctor Acuña para o ataque.  

Cerro Largo Fútbol Club - Treinador: Juan Jacinto Rodríguez. Estádio: Ubilla de Melo.
Posição no Clausura 2013: 13º.

Depois de uma temporada excelente conseguindo vaga na Copa Sulamericana, o Cerro Largo não conseguiu manter o mesmo ritmo no campeonato seguinte. Com um time fraco e tendo Danielo Nuñez saindo e retornando do comando da equipe, os aracháns foram os piores no Clausura e tem de correr atrás de pontos para não ser rebaixado. A diretoria aposta em jogadores veteranos como Rino Lucas e Adolfo Lima, ídolos e que voltam ao clube. Adrián Romero foi uma das surpresas e também se junta ao plantel. 

Danubio Fútbol Club - Treinador: Leonardo Ramos. Estádio: Jardines del Hipódromo.
Posição no Clausura 2013: 5º.

Danubio conseguiu reagir no segundo semestre de campeonato. A péssima campanha no Apertura fez abrir os olhos dos que comandam o clube e alteraram muita coisa de lá pra cá. Ainda tem risco de rebaixamento devido a fraca soma de pontos. Para ajudar nessa missão chegaram principalmente o volante Gonzalo Porras, de ótimo nível apresentado no River Plate, o atacante Líber Quiñones, e o lateral Pablo Melo, que volta depois de sete anos longe do clube que o revelou.

Defensor Sporting Club - Treinador: Tabaré Silva. Estádio: Luis Franzini.
Posição no Clausura 2013: 1º.

Outra chegada na final mostra o bom planejamento que os violetas vem tendo ao longo desses anos. Apesar de ter conquistado apenas um torneio nas últimas seis finais em que participou, o clube está conseguindo bater de frente com os principais clubes do país. O time praticamente não foi alterado da temporada passada para essa. Os menos utilizados foram dispensados, além de alguns jovens que foram emprestados e vendidos. De cara nova tem apenas a contratação do volante Matías Jones, ex-Groningen, e do atacante Federico Puppo, que volta após um ano fora.

Club Cultural y Deportivo El Tanque Sisley - Treinador: Raúl Möller. Estádio: Campeones de Florida.
Posição no Clausura 2013: 10º.

A principal alteração foi feita no comando técnico. Osvaldo Canobbio sucedeu Raúl Möller no Clausura e levou a equipe até a Copa Sulamericana 2013. Após ser derrotado pelo Colo-Colo-CHI na primeira fase, o treinador foi demitido e seu antecessor retorna ao posto. No elenco chegam caras novas como o lateral-direito Danilo Asconeguy, com passagens por Peñarol e Defensor Sporting, o zagueiro Joaquín Aguirre que foi emprestado pelo Peñarol, e o atacante Felipe Rodríguez, ex-Cerro.

Club Atlético Fénix - Treinador: Lorenzo Carrabs. Estádio: Parque Capurro.
Posição no Clausura 2013: 9º.

A campanha do Fénix não foi de todo ruim. A equipe até sonhou em uma vaga na Copa Sulamericana que no final não veio. E apesar de ter uma quantidade razoável de jogadores deixando o clube, a base é mantida. O ataque foi o setor mais reforçado, com a vinda de Leonardo Melazzi, Sasha Aneff, Bryan Aldave e com o retorno de empréstimo de Maximiliano Pérez.

Club Atlético Juventud de Las Piedras - Treinador: Mario Saralegui. Estádio: Parque Artigas.
Posição no Clausura 2013: 8º.

Com um começo fraco após a chegada na Primeira Divisão, o final do Apertura e todo o Clausura foi muito bom aos pedrenses. Até o último jogo fez a equipe pensar em uma vaga em copa intercontinental que para a infelicidade dos torcedores, não veio. O elenco ficou mais inchado tendo como destaque as chegadas de Darío Flores, Jonathan Charquero e Nestór Silva. No entanto ainda sofreu baixas como a do artilheiro Martín Icart e do também atacante Lucas Cavallini.

Liverpool Fútbol Club - Treinador: Eduardo Favaro. Estádio: Belvedere.
Posição no Clausura 2013: 11º.

Sem se encontrar durante toda a temporada, o Liverpool foi um dos pontos negativos do campeonato passado. Mas pelo jeito a equipe quer mudar totalmente essa aparência já neste Apertura. Os negriazules foi o time que melhor se reforçou nesse mercado com grandes incorporações como a dos volantes Raúl Ferro e Andrés Ravecca, além do zagueiro Andrés Lamas e dos atacantes Miguel Puglia e Gustavo Alles. Perdeu pouca gente repondo o necessário, sendo o mais sentido a ausência de Matías Castro, transferido rumo ao futebol argentino.

Club Sportivo Miramar Misiones - Treinador: Luis Duarte. Estádio: Parque Méndez Piana.
Posição no Clausura 2013: -

Depois de algumas temporadas ausente da elite uruguaia, a equipe retorna para a Primeira Divisão. E como sempre, quer fazer de tudo para não retornar ao limbo. Por isso, manteve a base que subiu perdendo pouquíssimos atletas e se reforçando bastante, como com as chegadas de Adrián Berbia, Pablo Pallante e Marcelo Broli.

Club Nacional de Football - Treinador: Rodolfo Arruabarrena. Estádio: Gran Parque Central.
Posição no Clausura 2013: 4º.

A temporada 2012/13 foi para esquecer. A equipe não chegou sequer á final e caiu nas oitavas-de-finais da Copa Libertadores para o fraco Real Garcilaso nas penalidades máximas. O planejamento foi considerado equivocado e seria de aprendizado para este período. Com isso, ao invés de contratar vários jogadores a diretoria preferiu repôr o necessário. Do time principal saíram doze jogadores e sete são as caras novas. Se saiu gente como Gonzalo Bueno e Loco Abreu, chegou Richard Porta e Morro García. Setor defensivo, bastante criticado, foi o setor que obteve mais mudanças. Ismael Benegas, Cauê Fernandes e Guillermo de Los Santos são as caras novas para a posição.

Club Atlético Peñarol - Treinador: Diego Alonso. Estádio: Centenário.
Posição no Clausura 2013: 3º.

Campeão, Peñarol também correu atrás apenas do necessário. As peças perdidas do time campeão foram repostas. Enrique Bologna, Alejandro González, Matías Aguirregaray, Sebastián Cristóforo, Carlos Grossmüller, Juan Manuel Olivera deixaram Los Aromos e para substituir respectivamente chegaram Juan Castillo, Gonzalo Viera, Jonathan Sandoval, Luis Aguiar, Jorge Rodríguez e Gabriel Leyes. Além disso, Joe Bizera foi outro a retornar para reforçar o sistema defensivo.

Racing Club de Montevideo - Treinador: Rosário Martínez. Estádio: Parque Roberto.
Posição no Clausura 2013: 6º.

Juan Tejera salvou o Racing no semestre passado de terminar muito mal a temporada. O treinador chegou para o lugar deixado por Jorge Giordano e foi muito bem assumindo o posto. No entanto, não chegou a um acordo financeiro e deixou o clube. Rosário Martínez, um dos treinadores revelação no Uruguai, chega para dar seguimento ao trabalho. O elenco é praticamente o mesmo com a perda sentida de Líber Quiñonez no comando do ataque. Chegam Enzo Ruíz, lateral-esquerdo, e o volante Mathías Cardaccio.

Club Atlético Rentistas - Treinador: Adolfo Barán. Estádio: Complejo Rentistas.
Posição no Clausura 2013: -

A passagem pela Segunda Divisão não durou muito ao Rentistas. Uma temporada após cair a equipe se recuperou e mais uma vez retorna. A exemplo do Miramar Misiones, também não perdeu muitos jogadores e se reforçou mais do que teve de ausências. Ignacio Ithurralde e Rodrigo Sebastián Vázquez são os principais jogadores que chegam ao clube.

Club Atlético River Plate - Treinador: Guillermo Almada. Estádio: Parque Saroldi.
Posição no Clausura 2013: 2º.

Uma das equipes em ascendência no Uruguai com certeza é o River Plate. De temporada em temporada o time vem se demonstrando capaz de almejar objetivos mais grandes como participar regularmente de copas internacionais. Poucas perdas e chegadas, mas com saídas de maior impacto. Gonzalo Porras, Felipe Avenatti e Gabriel Leyes deixaram o clube. Do outro lado, Gabriel Marques e Flávio Córdoba retornam de empréstimo enquanto Sebastián Taborda e Ronaldo Conceição voltam após passagens por outros clubes.

Instituición Atlética Sud América - Treinador: Alejandro Apud. Estádio: Parque Fossa.
Posição no Clausura 2013: -

O desfecho da temporada não poderia ter sido melhor ao Sud América. Depois de 17 anos afastado da Primeira Divisão, a equipe retorna e logo no ano de seu centenário. Para não fazer feio no aniversário de 100 anos de história a diretoria se reforçou bastante. Jogadores como Rodrigo Mieres, Richard Pellejero e Santiago Biglieri chegam aos naranjas que, em contraponto, não tem Cristian Mafla e nem Maureen Franco.

Montevideo Wanderers Fútbol Club - Treinador: Alfredo Arias. Estádio: Parque Viera.
Posição no Clausura 2013: 7º.

A classificação para a Copa Sulamericana não ajudou os boêmios. Com um elenco sempre favorito pra ficar nas boas posições da tabela, a equipe vem com menos prestígio de anos anteriores. A perda de Maxi Rodríguez ainda no meio do Clausura foi um baque ao Wanderers que ficou sem seu maestro. Não teve peça de reposição no mercado e além disso, perdeu outros atletas importantes como Fernando Machado, Jonathan Sandoval e Hernán Menosse. Destaque é para o retorno de Diego Riolfo e a contratação de Rodrigo Pastorino junto ao Peñarol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário